Melhores antibióticos para infecção bacteriana

As infecções bacterianas são um pouco complicadas para serem curadas, mas são muito fáceis de se adquirir.


O que são bactérias?

Bactérias são seres microscópicos, unicelulares, procariontes, complexos, que se multiplicam em rápida velocidade.
Existem bactérias que são benéficas para a saúde e as que são prejudiciais.

As bactérias benéficas, são mais comuns que as prejudiciais, como as que vivem em nossas pele e em nosso intestino. Elas vivem em equilíbrio e são consideradas inofensivas. Mas,algumas bactérias são patogênicas e causam doenças infecciosas.

O que são infecções bacterianas?

Infecções bacterianas se caracterizam pela multiplicação de bactérias prejudiciais a saúde.  Esse tipo de infecção pode ser caracterizada em leve,média ou grave, dependendo de alguns fatores do hospedeiro, podendo ser fatais.

A infecção bacteriana pode atingir qualquer parte do organismo, desde a pele até órgãos internos, de maneira particular ou em conjunto.

antibiotico-Amoxicilina-ampicilina

Causas da infecção bacteriana

Afinal, o que pode causar uma infecção bacteriana?

As bactérias patogênicas podem ser contraídas de diversas formas, dependendo da bactéria. Meios de transmissão incluem por:

  • Respirar ar infectado com a tosse ou espirro de pessoas infectadas;
  • Consumo de comidas ou bebidas contaminados;
  • Transmitidos pela mordida de animais, como pulgas e carrapatos;
  • Contato com fluídos (sangue, saliva, urina, pus…) de animais (especialmente de outros humanos) infectados;
  • Relação sexual desprotegida;
  • Contato com superfícies contaminada.

Sintomas de uma infecção bacteriana

Os sintomas de infecção bacteriana diferem com o tipo de infecções. Dependendo da área infectada, os sintomas podem variar. No entanto, um sintoma bem comum a todas as infecções bacterianas é a febre. A elevação da temperatura corporal acima de 37°, pode indicar algum tipo de infecção.

As infecções bacterianas podem ser confundidas com as virais, mas as bacterianas costumam elevar bastante a temperatura corporal e no exame de sangue é possível detectar o aumento muito grande do número de glóbulos brancos.

Outros sintomas relacionados a infecção bacteriana são irritação da laringe, dores de cabeça, descarga nasal colorida, inflamação e dor no estômago, diarreia, vômitos, náuseas, desidratação,mau cheiro na região genital, corrimento vaginal, dentre outros.

Como tratar uma infecção bacteriana

As infecções bacterianas são tratáveis. O primeiro passo é saber qual é o tipo de infecção, gravidade e bactéria  que estamos lidando, isso é possível descobrir através dos sintomas e do exame de sangue. A partir daí é escolhido um antibiótico mais adequado para tratar a infecção.

Os antibióticos podem matar as bactérias, retardar ou inibir sua multiplicação. Cada antibiótico se concentra em um processo bacteriano específico.

Os antibióticos podem ser bactericidas, quando destroem diretamente as bactérias, ou bacteriostáticos, quando impedem a multiplicação das mesmas, facilitando o trabalho das nosso sistema imune no controle da infecção.

O tempo de tratamento e a dose dependem de dois fatores: tempo de circulação da droga no sangue e perfil de resistência da bactéria. Uma mesma infecção pode ser tratada por tempos diferentes dependendo do antibiótico prescrito.antibiotico-Azitromicina

As classes de antibióticos mais utilizados são:

Penicilinas – A penicilina foi o primeiro antibiótico desenvolvido e deu origem a vários outros estruturalmente semelhantes. Os principais antibióticos derivados da penicilina são:
Amoxicilina;
Ampicilina;
Azlocilina;
Carbenicilina;
Cloxacilina;
Mezlocilina;
Nafcilina;
Penicilina;
Piperacilina;
Ticarcilina.

Cefalosporinas – As cefalosporinas surgiram logo depois da penicilina e apresentam mecanismo de ação muito semelhante a estas e presentam espectro muito variável, podendo ser usadas para infecções graves, como menigite. Alguns medicamentos são:
Cefaclor;
Cefadroxilo;
Cefazolina;
Cefixime;
Cefoperazona;
Cefotaxima;
Cefotetan;
Cefoxitina;
Ceftazidima;
Ceftriaxona;
Cefuroxima;
Cefalexina;
Cefalotina;
Loracarbef.

Quinolonas – As quinolonas são muitos usadas para tratar infecções de bactérias originárias do intestino, entre elas, diarreias, infecções urinárias e também no tratamento de pneumonias.
Ciprofloxacina;
Enoxacina;
Levofloxacina;
Lomefloxacina;
Moxifloxacina;
Norfloxacina;
Ofloxacina.

Aminoglicosídeos – Por ser intravenoso, os aminoglicosídeos são antibióticos usados, normalmente, de modo intra-hospitalar e também se apresentam em formulações para uso tópico e colírio. Esse tipo de antibiótico é utilizado em infecções graves, São indicados para infecções graves.
Amicacina;
Gentamicina;
Canamicina;
Neomicina;
Estreptomicina;
Tobramicina.

Macrolídios – Os macrolídios são geralmente usados para infecções das vias respiratórias, muitas vezes em associação com alguma penicilina ou cefalosporina, para acne, clamídia ou, em muitos casos, como substituto da penicilina em pacientes alérgicos.
Azitromicina;
Claritromicina;
Eritromicina.

Tetraciclinas – As tetraciclinas são atualmente usadas para o tratamento da acne, da cólera, algumas DSTs, e leptospirose.
Doxiciclina:
Minociclina:
Tetraciclinas.

Outros grupos:
Aztreonam;
Clindamicina;
Etambutol;
Imipenem;
Isoniazida;
Meropenem;
Metronidazol;
Nitrofurantoína;
Pirazinamida;
Rifampicina;
Trimetoprim-sulfametoxazol.

Recomendamos que você veja isso

Você ou alguém da sua família tem diabetes? Não brinque com coisa séria! Veja como dominar e até curar sua diabetes e ter uma vida plena e saudável! Vale a pena conferir.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Quer um Cartão de Crédito com limite de até R$: 1200,00 para comprar medicamentos e produtos de higiene podendo dividir em até 5x s/Juros?

Cartão de Crédito MasterCard Farmácias Pague Menos
Cartão de Crédito VISA Farmácias Pague Menos

 

Deixe um comentário