Bebida alcoólica corta o efeito de antibiótico?

Você com certeza já ouviu por ai ou deu este conselho há algum: “não vá beber porque está tomando antibiótico”. Isso na verdade é um mito, mas ingerir bebida alcoólica enquanto você está tomando antibióticos realmente não faz bem. Os médicos alertam que a eficácia do seu medicamento pode ser comprometida.

antibiotico-e-cervejaO antibiótico não é cortado por conta da bebida alcoólica seja ela de qual tipo for por total. Contudo, o tratamento está ameaçado porque a eficácia do medicamento em cerca de 50%. Isso pode tornar as bactérias tratadas ainda mais resistentes e deixar a cura mais distante.



Isso acontece porque toda bebida com álcool é diurética.  A cerveja é mais do que as demais, mas todas possuem a capacidade de aumentar a vontade de fazer xixi e isso ajuda o corpo a eliminar mais de 50% do medicamento bem mais rapidamente. Com isso o tratamento que você estava fazendo até agora não tem mais a mesma velocidade. Enquanto o remédio está indo embora, as bactérias estão se tornando ainda mais fortes e aumentando a sua reprodução. 

Álcool e tratamento com medicamentos não combinam

E seguindo a lógica, o uso de álcool pode ser ruim não apenas para tratamentos com antibióticos, mas com qualquer outro tipo de medicamento que precise ficar no corpo para agir. Como ele é diurético, sempre vai acelerar a eliminação do remédio, por isso ele corta o efeito de anti-inflamatórios também, medicamentos para dor e febre e até para gripe. O ideal é não tomar enquanto estiver em tratamento e seguir à risca o que diz a receita.

Para quem usa medicamentos hepáticos, cuidado ainda maior porque o álcool pode alterar seu funcionamento e sobrecarregar os órgãos. O melhor mesmo ainda é não beber qualquer tipo de bebida com álcool se estiver em tratamento médico. Com as demais, sem problema.

8 Comentários

  1. RAIMUNDO CARLOS says:

    BOM DIA !!! ESTOU TENDO UMA SECREÇÃO NO PÊNIS UM LIQUIDO BRANCO , QUADO URINO CINTO DOR , NÃO DA MAL CHEIRO . ALGUM REMÉDIO QUE POSSO TOMAR……..

  2. Renata says:

    Vá ao seu médico que ele saberá o que fazer

  3. ronald says:

    estou tomando LEVOXIN 500 mg consultei meu medico e ele me informou de que mal nenhum fará se beber vinho ou cerveja durante o tratamento. comentei inclusive de que seria 2x por semana 5 a 6 cervejas totalizando 12 cervejas ???? ALGUEM POSSA CONTRIBUIR COMIGO????

  4. Carmem says:

    ola bom dia! vou tomar o antibiotico por 4 dias o nomece amoxilina e decadron e sera q posso tomar bebida alcolica durante estes quaro dias e sera q vai cortar o efeito do remedio… obrigada

  5. Gisele says:

    Oi estou tomando nitrofurantoina para infecção urinaria posso tomar cerveja a noite?

Deixe um comentário