A dor de dente é considerada uma das mais insuportáveis que atacam no corpo. Na verdade não é, mas como o seu nível de incômodo é alto, muitas pessoas sofrem até sem dormir. O primeiro passo é investigar a causa antes de tomar qualquer medicamento, indo a um dentista (odontólogo) para um exame. A causa da dor é a responsável pelo guia do medicamento adequado para ingerir.

As principais causas da dor de dente são cáries e infecções. Sendo cárie, o tratamento envolve apenas a construção da obturação para tapar a obstrução dentária e a remoção da sujeira na perfuração do dente. O dentista é o responsável por analisar se é necessário mais algum tratamento ou não. Quando causado por infecção, o problema pode vir com mais sintomas como sensibilidade na região, inchaço, dor de cabeça, febre, presença de pus, dentre outros. A infecção pode ser causada por uma bactéria ou fungo e o tratamento será indicado com antibióticos e/ou anti inflamatórios. Pode durar de cinco a 15 dias, dependendo do grau da infecção.
Outras causas possíveis para dor de dente: abcesso causado por pancada, pré sintomas de infarto, pancadas no maxilar, nascimento de dentição definitiva, dentre outros.
Os melhores antibióticos para dor de dente
Penicilina G – pode ser ingerido tanto por injeção (casos mais graves) como por comprimido. É um dos preferidos dos médicos para tratar infecções na gengiva e na raiz dentária e um dos mais eficientes.
Amoxicilina – é uma versão modificada e mais forte da Penicilina, muito indicação para dores de dente mais fortes e com infecção já em estado grave. Na maior parte das vezes já é receitada para injeção intravenosa para combater mais rápido a doença. A dosagem diária já pode ajudar a resolver o problema com duas aplicações, mas podem ser necessárias mais se a infecção estiver muito grave.