Dor de ouvido é um problema de saúde que afeta crianças e adultos e tem causas diversas. Pode não passar de um simples desconforto por mudança de altitude, comum em pessoas sensíveis. Quem viaja de avião, devido a mudança de altura e pressurização do avião, pode sentir desde ouvidos tapados ou uma dor fina e constante por algumas horas. Neste caso não costuma ser necessário um antibiótico para dor de ouvido. O problema, conhecido no meio médico como barotrauma, tende a se resolver quando se pousa e a pressão do ambiente se torna comum a seu corpo.

Existem diversas causas para uma dor no ouvido. Uma delas é quando um resíduo de substância ficou no canal auditivo, como água ou um cosmético. Quem faz natação ou mergulha pode sofre com o problema, solucionável com medidas simples como usar um protetor auricular. Um dos problemas mais sérios é uma infecção no canal auditivo, conhecida como otite, podendo ter diversos níveis e necessitando de tratamento com medicamento. A água no canal do ouvido pode causar a otite.
Causas comuns para dor de ouvido
O médico responsável por tratar a dor no ouvido é o otorrino, que pode ser especialista apenas em ouvido ou otorrinolaringologista, ou médico de ouvido e laringe também. Em caso de dor constante você pode ir para uma emergência médica, mas receberá apenas um paliativo, um medicamento para dor. O indicado é buscar sempre um especialista, em especial se ele puder atender emergencialmente. Muitos hospitais possuem otorrino no pronto atendimento, basta consultar antes de sair de casa.
Além das causas já citadas acima, você pode ter dor de ouvido por diversos outros motivos. Um dos mais fáceis de tratar é um furúnculo ou folículo piloso o canal auditivo. A inflamação pode surgir porque o nascimento de um pêlo não se desenvolveu bem ou o folículo inflamou e você não consegue enxergar diante do espelho o problema, mas um médico com equipamento específico verá facilmente para tratar. Uma dermatite seborreica também é um problema não visto facilmente que causa dor também tratado de forma simples. Lesões causadas por objetos também podem causar o problema e facilmente resolvidas.
Dos problemas não ligados diretamente ao ouvido mas que causam dor temos a artrite da mandíbula, com tratamento constante e medicamentos para tratar o incômodo anti inflamatórios, infecções de garganta, gripes e resfriados, alergias respiratórias, problemas dentários (até mesmo um canal mal realizado pode causar este tipo de dor) e neuralgia do trigêmeo, que causa uma dor por conta de uma alterações no nervo trigêmeo que não possui relação com o canal auditivo direto. Problemas nos nervos faciais também podem causar dor nesta região e devem ser tratadas com um neurologista.
Os melhores antibióticos para dor de ouvido
Septrin – para inflamação no canal auditivo, conhecida como otite, este é um dos medicamentos mais indicados. Serve para tratar diversos tipos de infecções e necessita de ao menos cinco dias de tratamento para ser considerado eficiente e acabar de vez com a infecção.
Bactecarin – indicado no tratamento de otite média aguda em crianças. A aplicação deve ser feita sempre com a ajuda de um adulto e com a quantidade de gotas indicada pelo médico. Pode ser indicado outro medicamento para alívio da dor.
Medtrim – também trata a otite em crianças, mas pode ser usado em adultos apenas aumentando a dosagem. O ideal é uma aplicação de duas a três vezes por dia.