Um dos problemas na pele mais comuns que afeta todas as idades é o furúnculo. Este nada mais é que uma inflamação dos folículos capilares de grande porte, com infecção causada por bactéria localizadas no folículo piloso, envolvendo-o, bem como bactérias podem estar na glândula sebácea e no tecido subcutâneo. Surge na pele primeiramente com um aspecto semelhante a uma espinha, com inchaço e deve crescer ao longo dos dias. Há a presença de pus e nem sempre é grande. E como há inflamação, a região fica bem dolorida. Podem causar o furúnculo diversas bactérias, mas a mais conhecida é a Staphylococcus aureus, encontrara no nariz e ao longo da pele. Mas podem ter diversos motivos para a inflamação como fungos, pele com infecção mau cuidada e até pequenos cortes inflamados.

Mas antes de partir para o tratamento, é importante saber que existem diversos tipos de inflamações que parecem com furúnculo mas com causas mais simples. Um dos enganadores mais comuns é a foliculite, inflamação no folículo que gera um inchaço com espinha na ponta semelhante a uma espinha e bem pequeno, geralmente nas costas e pernas. A causa da foliculite pode ser hormonal ou apenas um crescimento do pêlo errado por excesso de gordura na pele que na maior parte das vezes some sozinho e não necessita de tratamento. Uma espinha mal curada também pode ser visualmente semelhante a um furúnculo, mas também some sozinho e não se indica estourar em nenhum dos casos.
Existem diversas lendas envolvendo a presença de furúnculos. Uma delas é sobre o sangue fraco, que não é bem uma lenda. Se você está com anticorpos em baixa, possivelmente é mais propenso a desenvolver o problema, mas não necessariamente seria a única causa, como as lendas populares informam. Também não é indicado usar casca de tomate para fazer o furúnculo secar, outra lenda urbana bem comum. Com a casca quente, você pode queimar a pele e tornar o problema ainda maior. O indicado é procurar um médico para uma receita médica para tratar ao longo de cinco a sete dias. Os medicamentos comumente receitados são antibióticos e anti inflamatório para controlar a dor e inflamação na região. Já no primeiro dia há um alívio dos sintomas.
O tratamento pode ser apenas a base de medicamentos ou necessária a drenagem. Isso acontece quando o corpo não forma uma cavidade para se abrir e expulsar o pus do corpo, a inflamação, sendo necessário o corte com bisturi para remover o líquido nocivo ao organismo. Isso acontece quando não há um tratamento adequado, não há ingestão de medicamentos ou a pessoa está em um processo infeccioso grave. Um médico sempre é indicado ser procurado assim que os primeiros sintomas surgem.
Os melhores antibióticos para furúnculo
Alguns bons antibióticos para furúnculo são:
Bactecarin – além de tratar diversas infecções brônquicas, este medicamento também ajuda a curar problemas na pele. Serve para espinhas inflamadas também e deve ser aplicado direto na região afetada.
Soltrim – facilmente encontrado em farmácias, deve ser aplicado de duas a três vezes ao dia em cima da inflamação. Não trata a dor, por isso medicamentos para a dor da inflamação podem ser receitados para aplicação conjunta.
Bativer – para os furúnculos mais graves este antibiótico é o mais indicado. Devem ser ingeridos de dois a três comprimidos por dia durante cinco a sete dias. Mesmo que a inflamação vá embora na pele, o tratamento não deve ser descontinuado.