O que é um Antibiótico

O antibiótico é um medicamento com capacidade de interferir na funcionalidade das bactérias no organismo. Eles podem tanto impedir o crescimento como a reprodução das bactérias que fazem mal ao organismo. Logo, são indicados para combater infecções bacterianas dos mais diversos tipos, desde as mais simples como a acne até as mais graves como meningite. São comprados em farmácias e drograrias e receitados por médicos e só podem ser comprados no Brasil com receita médica.



Sobre antibióticos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os antibióticos não são a mesma coisa que anti-inflamatório. O que acontece é que algumas inflamações são causadas por bactérias e tomar antibióticos sanam o problema e fornecem uma ideia errada do seu uso.



O primeiro antibiótico inventado no mundo foi a penicilina, descoberta em 1928 por Alexander Fleming em Londres, Inglaterra. Foram muitos anos de estudo até a própria penicilina chegar ao mercado ao alcance de compra, na década de 40, até chegar à compra em larga escala como temos hoje.

Como funciona o antibiótico no corpo?

Cada antibiótico age de uma forma no corpo. Alguns podem destruir a estrutura da parede celular das bactérias, intervir na síntese de proteínas, a substância que ajuda a bactéria a se propagar ou ainda mudar a estrutura da bactéria em si, deixando-a sem capacidade de reprodução e alimentação, e ela acaba morrendo.

Antibióticos são encontrados em farmácias de todo o Brasil e o valor é variável, custando a partir de R$ 5. Podem ser conseguidos gratuitamente em postos de atendimento com baixo custo e devem sempre ser usados com acompanhamento médico.

Existem versões genéricas e similares de antibiótico, mas ambas são vendidas apenas com receita médica também. O baixo custo de tais medicamentos não elimina a sua eficiência, principalmente se tratando dos genéricos, que possuem a mesma fórmula do medicamento de marca famosa, mas com custo bem menor.